Eaii.. galera, tudo bem com vocês? Espero que sim! Então, quem me conhece sabe que eu adoro fermentar alimentos e bebidas - principalmente por seus benefícios a flora intestinal - e entre um dos preparados que mais faço está o kombuchá! Vocês já ouviram falar?! Vem comigo que hoje vou dividir com vocês informações muito ricas a respeito dessa bebida! VOCÊS CONHECEM A KOMBUCHÁ?A kombuchá é um chá fermentado de sabor adocicado a ácido, conhecido milenarmente nas culturas orientais (Rússia, China e Japão) e famoso na atualidade como refrigerante natural e probiótico muito benéfico a saúde. Produzido a partir de chá verde ou preto (ou outros chás que contenham cafeína), açúcar e uma matriz mãe de kombuchá, ela é uma bebida gaseificada, refrescante e alegre que pode ser uma excelente substituta a bebidas alcoólicas ou refrigerantes convencionais! A matriz de kombuchá não é uma alga ou cogumelo, e sim uma Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras - do inglês - Symbiotic Culture of Bacterias and Yeast (S.C.O.B.Y.). O "scoby" ou "bolacha de kombuchá", também é conhecida como Zoogleia (palavra que vem do grego e significa "cola animal"). Os microorganismos que compõem a kombuchá criam um tapete de celulose durante o processo de fermentação, com aparência de panqueca ou biofilme. Embora a bebida contenha açúcar e cafeina oriunda os chás, isso não precisa preocupar quem não se alimenta desses itens, sabe por que? Porque os microorganismos do kombuchá consumem o açúcar e a cafeína em seu processo metabólico! Quanto mais tempo fermenta, menor é a presença de açúcar. Na primeira fase da fermentação há produção de álcool. Em um kombuchá que já fermentou por muito tempo (+12 dias) o álcool é transformado em ácido acético, que inclusive é o mesmo ácido presente no vinagre de maçã. Qual a Composição Química da Kombuchá?Entre os principais ácidos que compõem o Kombuchá podemos apontar:
Além desses ácidos orgânicos, o kombuchá também contém vitaminas do complexo B (b1, b2, b3, b6, b9, b12), incluindo a B12 que trabalha na síntese de hemoglobina. Teoricamente a Vitamina B12 só pode ser encontrada em fontes animais por isso é muito discutida a questão suplementação entre veganos e vegetarianos. Mas quando falamos em fermentação, abrimos uma exceção graças as bactérias do bem que produzem essa vitamina. Além disso, a kombuchá ainda é rica em vitamina C, 14 aminoácidos e várias enzimas que auxiliam o metabolismo celular. Ademais, contém uma substância chamada atranorina, que possui benefícios para a pele. Propriedades Gerais e Benefícios:Entre as principais propriedades do chá fermentado estão as desintoxicantes, antibióticas, antioxidantes, antitumorais, antifúngicas e antivirais, entre outras. Trabalha na imunidade e previne o aparecimento de células cancerígenas. Equilibra a relação ácido-base dentro do corpo. Estimula o metabolismo, o bem estar e a libido. Equilibra hormônios femininos e masculinos. Melhora as funções cognitivas. Alivia dores de cabeça e dores musculares. Tem efeito benéfico sobre o sistema respiratório, inflamações, doenças reumáticas e cardiovasculares. Ótimo especialmente em casos de refluxos, gastrite e úlceras, prisão de ventre e doenças inflamatórias nos intestinos. Seus probióticos equilibram a floral intestinal e melhoram o trânsito intestinal como um todo. Reduz a presença de bactérias e vermes nos intestinos e estimula o emagrecimento. Ajuda a dissolver pedras na vesícula e devido estimular a liberação de ácido úrico pode ajudar pessoas com pedras nos rins. Previne infecções urinárias. Trata a Cândida Albicana, pois as bactérias do kombuchá encapsulam o fermento da Cândida. Possui efeito regenerador para pele cabelo e unhas. Equilibra o Ph da pele, dando-a aparência de firmeza... Sua ingestão ou uso tópico possui efeitos cosméticos sobre feridas infecciosas, queimaduras, acnes, erupções cutâneas, eczemas, lesões bucais e psoríases. Resumindo, além de delicioso refrigerante natural refrescante, o chá fermentado com matriz de kombuchá é sem dúvida uma das maiores riquezas que já conheci se falando em benefícios combinados em um único produto. Ficou com vontade de cultivar uma kombuchá depois de ler esse post mas não sabe onde conseguir? Existem grupos na Internet onde vocês podem pesquisar tags como #kombucha #doação #sooby #matriz! A partir de grupos é possível encontrar pessoas que moram na sua cidade ou mesmo que fazem o envio pelos correios! Boa sorte! SUGESTÃO DE LEITURA: COMO PREPARAR IOGURTE VEGETAL DE COCO? Beijos, Cruda!
[email protected] Fanpage no Facebook: cruda123 Instagram: @maryahdudarocha / @_cruda Youtube: @canalcruda Participe do Nosso Grupo no Facebook: Beleza Consciente e Cosméticos Naturais http://cruda.com.br/guia-cosmeticos.html
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |